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Sintaxe da oração básica da Língua Portuguesa

 Capa Sintaxe da oração básica da Língua Portuguesa  

 

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Lingua de herança em incursões teórico-descritivas

 Lingua de herança em incursões teórico-descritivas   Esta obra pretende oferecer uma importante contribuição aos estudos de Português como Lingua de Herança (PLH), nos quais se observa uma certa concentração de atenção a relatos de experiências, o que é compatível com essa jovem área dos estudos da linguagem. No entanto, faz-se necessário um avanço em termos de sistematização que, certamente, passa pelo sustento de aparato científico à análise de dados reais dessa modalidade de língua, segundo aportes teóricos consistentes. Para isso, pesquisadores – mestrandos e doutorandos – do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás, em um curso ministrado por Chulata e Casseb-Galvão, em 2019, se debruçaram a partir de suas respectivas áreas de formação linguística sobre dados coletados na cidade de Pescara, na Itália. Esses dados foram produzidos e analisados durante o Doutorado sanduíche, co-orientado por Chulata, de Janete Holanda (UFG), na Università degli Studi “G. d’Annunzio”, de Chieti-Pescara, sede de pesquisa e de atividades relativas a um projeto mais amplo, identificado como “Laboratório de Português como Língua de Herança” (LPLH). Assim, ávidos e rigorosos olhares sociodiscursivistas, representados por funcionalistas, ecolinguistas, sociolinguistas, analistas do discurso, percorreram dados escritos de membros da comunidade brasileira em Pescara, trazendo resultados sistematizados a respeito do comportamento linguístico desses falantes de herança do PB em sete dos nove capítulos que compõem esta obra. Os dois outros capítulos trazem informações teórico-metodológicas gerais sobre o contexto de produção desta obra.
 
O sujeito gramatical no português brasileiro: expressão, concordância, ergatividade e afetamento

 00033   Este livro reflete sobre o sujeito gramatical, seus tipos de realização em diferentes modalidades de uso do português brasileiro e sobre os fenômenos derivados de sua expressão (ou não expressão) na linearidade discursiva, como a concordância, a ordem, a ergatividade e o afetamento etc. Os autores são pesquisadores experientes e foram convidados a tratar do sujeito e de suas multifacetas em perspectivas linguísticas de base social, funcionalista, cognitivista, aplicada etc. O resultado são reflexões que tratam do sujeito em análises e descrições acuradas e constituem um mapeamento de suas inúmeras possibilidades de determinação, expressão, produtividade, correlação e funcionalidade.
 
Português em Contexto Italiano: História, Instrumentalização, Análise e Promoção

 PTIT   Organizadores: Déborah Magalhães de Barros, Gian Luigi De Rosa, Vânia Cristina Casseb-Galvão
 
Português Brasileiro Transnacional: Tradução, Herança e Gramática

 Português Brasileiro Transnacional. Tradução, Herança e Gramática   O PB transnacional se apresenta neste livro segundo a concepção do transbordamento. A “inter-relação crítica”, tendências que transbordam seus âmbitos disciplinares por, na verdade, não pertencerem a este ao àquele âmbito, constituindo-se, sim, com o tomada de consciência crítica em determinadas épocas ou sujeitos, é utilizada aqui para demonstrar que o ensino do PB transnacional tem que passar por um processo crítico “antropofágico”. Esse esforço é necessário se desejarmos realmente sair do estereótipo e do ensino estereotiPado de manuais empoeirados e corroídos pelas traças, apesar de serem (re)apresentados com capas coloridas, com seus CDs anexados e com seus links indicados nos capítulos. Uma tomada de decisão nesse sentido passa p ela opção por manuais de gramática sustentadores do ensino, organizados a partir dos usos atuais da língua, que tragam a clareza da sistematização da língua identificadora dos brasileiros, e revelem a consciência de como se produz a linguagem, que sejam escritos numa metalinguagem adequada para o ensino, valorizadora dessa identidade e atenta para a fluidez e o dinamismo das categorias linguísticas. Olhar a inter-relação de tudo o que é Brasil, sua produção artística erudita e popular, seu “novo novo” e suas vertentes tangentes da linguagem estética, que é ética, é a condição para sair da didática ensimesmada do PB transnacional - chamado até o século passado de PLE.
 
Artigo de Opinião: Sequência Didática Funcionalista

 Artigo de opinião sequência didática funcionalista   A sequência didática funcionalista aqui proposta está prevista para acontecer durante todo um bimestre ou ciclo e envolve dezesseis atividades de ensino para serem executadas em trinta e duas aulas. Não definimos critérios de avaliação quantitativa para os alunos, por entendê-los como específicos dos projetos pedagógicos das escolas e faculdades. No entanto, está prevista uma avaliação qualitativa da sequência e da aprendizagem, que deve ser contínua no decorrer das atividades, a partir das observações do professor (e do aluno, quando for o caso). Nossa sequência didática foi pensada e elaborada para os alunos do nível médio da educação básica e dos anos iniciais do ensino superior. Para contemplar as grades curriculares específicas desses níveis de ensino, optou-se pela sequenciação de atividades articuladas a partir do gênero artigo de opinião. Tal opção também contempla as habilidades requeridas no ENEM, principal processo seletivo para o ingresso no ensino público superior.
 
O Todo da Língua - Teoria e Prática do Ensino de Português

 O todo da língua - teoria e prática do ensino de português   O livro tem como objetivo incentivar os docentes a se orientarem teoricamente para conduzir um trabalho escolar subsidiado e eficaz. Essa obra afirma que as práticas de ensino/aprendizagem da língua devem enfocar as nuanças formais, funcionais, cognitivas e sociais da língua. Os capítulos fazem uma interligação temática da qual se distinguem três eixos pedagógicos: gramática e uso, texto e discurso, materiais didáticos e ação escolar.
 
Dinâmicas Funcionais da Mudança Linguística

 Dinâmicas funcionais da mudança linguística   Os capítulos desse livro têm em comum o tratamento da mudança linguística com ênfase em seu papel na formação da gramática do português brasileiro. Os autores são investigadores conhecidos no cenário linguístico brasileiro e internacional por seus trabalhos acerca da instabilidade e da formação da lingua(gem). A mudança é analisada a partir de abordagens que se valem dos postulados da linguística funcional centrada no uso, como a teoria clássica da gramaticalização e a gramática das construções, além das contribuições indispensáveis da sociolinguística variacionista.
 
O Ensino em quatro atos: Interculturalidade Tecnologia de Informação Leitura e Gramática

 livro_ensino_4_atos   Apresento este livro com dupla satisfação diante da oportunidade bem fazeja de anunciar a união, em termos de tempo, das duas pontas de um laço chamado GELCO, associação acadêmico-científica criada há quinze anos para dar voz ao Centro-Oeste brasileiro. Convido você, caro leitor, a realizar comigo uma breve viagem em dois tempos e apreciar, nas entrelinhas de cada artigo, uma postura identitária que, balizada na construção e na distribuição de conhecimento, marca um movimento empreendedor de "entradas e bandeiras", num percurso bem diverso daquele trilhado pelos bandeirantes da época do Brasil Colônia.
 
 
Políticas de promoção e ensino da língua portuguesa ao redor do mundo

 livro_politicas_promocao   Esta obra, intitulada Políticas de promoção e de ensino da Língua Portuguesa ao redor do Mundo, reúne estudiosos brasileiros e estrangeiros que têm um interesse comum: o ensino de língua portuguesa como principal ação política de promoção da língua portuguesa. Os capítulos que a integram resultam de reflexões e discussões originadas no IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (IV SIMELP), realizado de 02 a 05 de julho de 2013, na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG), sob o tema Língua Portuguesa: transpondo fronteiras, unindo culturas. São trabalhos que dialogam a partir de realidades linguísticas de diferentes países em que a língua portuguesa se faz presente como língua oficial ou como língua não oficial e que mostram sua potencialidade como recurso interativo para falantes nativos e estrangeiros. 
 
 
Gramáticas Contemporâneas do Português

 livro_gramaticas_contemp   Esta obra é o registro de um encontro inusitado: a reunião dos autores de obras contemporâneas nomeadas como 'gramáticas' da língua portuguesa do Brasil: Ataliba Teixeira de Castilho, Evanildo Bechara, José Carlos Azeredo, Marcos Bagno, Maria Helena de Moura Neves, Mário Perini. Para representar a gramática contemporânea da língua portuguesa em Portugal, foi convidada Maria Helena Mira Mateus. Todos esses 'gramáticos' foram instados por Maria Helena de Moura Neves a completar a frase 'Eu defino minha gramática como...'. Ao mesmo tempo, Marli Quadros Leite foi convidada a comentar o 'curso' dessas gramáticas (uma visão histórica) e Francisco Platão Savioli foi convidado a comentar o 'percurso' dessas gramáticas nas ações escolares (uma visão educacional).
Deu-se voz às diversas tendências hoje presentes no cenário brasileiro de obras gramaticais de referência, algumas das quais representam histórica ruptura, de maior ou menor peso, na tradição das gramáticas do português brasileiras.
É certo que o resultado desse encontro merece um registro editorial, contribuição à história da língua portuguesa. Os estudiosos, os professores, os estudantes, os amantes da língua portuguesa com certeza se valerão dele.
 
 
Introdução à Gramaticalização

 livro_int_gramat   As abordagens da mudança lingüística no curso do tempo são variadas, e a gramaticalização constitui um tipo especial de mudança que revela como unidades ou construções de base lexical, em certos contextos lingüísticos, passam a servir a funções gramaticais e, se já gramaticalizadas, podem vir a desenvolver funções ainda mais gramaticais. Esse tipo de mudança lingüística requer uma concepção não-estática da gramática das línguas humanas, o que, em outras palavras, significa assumir que o sistema lingüístico está em constante renovação e, desse modo, não há, a rigor, gramática como produto acabado, mas sim, como produto de constante gramaticalização. Embora o ressurgimento do interesse pela gramaticalização tenha se firmado no cenário mundial no início da década de 1980, no Brasil a temática só tomou fôlego quase dez anos mais tarde. Ao longo desses quase trinta anos, ressentimos, na literatura lingüística brasileira, a falta de uma obra que dispensasse um tratamento didático aos estudos da gramaticalização. Mostrar como esse processo especial de mudança se implementa em qualquer que seja a língua é o que buscamos ao longo dos dois primeiros capítulos deste livro, no qual o leitor encontrará os subsídios teóricos necessários para, no segundo capítulo, tomar contato com fenômenos de gramaticalização na história do português. No último capítulo, é apresentado um tratamento pedagógico do tema que visa a sua aplicação no âmbito universitário, como suporte para a formação do acadêmico-pesquisador da área de Letras, e a sua aplicação na prática de ensino de língua materna, uma contribuição para o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno do ensino fundamental e médio.