Nova obra

Livro: Sintaxe da oração básica da Língua Portuguesa

O livro, publicado pelo selo CEGRAF/UFG (2023) e escrito pela Profa. Dra. Vânia Cristina Casseb-Galvão, pretende oferecer um conjunto de informações básicas a respeito da constituição oracional, tendo-se em vista como interlocutores prioritários o professor e o aluno dos cursos de graduação voltados para os estudos da linguagem e da língua portuguesa.

A divisão dos capítulos oferece ao professor a oportunidade de desenvolver um curso de até 64 horas/aula, a depender da orientação conteudística e metodológica escolhida. A perspectiva teórica é funcionalista clássica, em uma visão polar e não dicotômica com o pensamento gerativista, o que significa que, sempre que for didaticamente interessante, recrutarei princípios, definições e metalinguagem desta vertente de estudos da sintaxe.

O direcionamento discursivo está voltado tanto para o falante nativo de português, que está em formação superior na área de Letras e Linguística, entre outras voltadas para os estudos da linguagem em uso, quanto para o falante não nativo, estudante de português como língua estrangeira nos mais diversos segmentos, como aqueles da tradução, da mediação linguística, do texto, da língua-cultura e da literatura em português.

PDF PNGConfira a obra na íntegra.

Capa Sintaxe da oração básica da Língua Portuguesa