Português falado em Goiás é objeto de pesquisa

Por meio do projeto de pesquisa Português Contemporâneo Falado em Goiás - Fala Goiana, professores e alunos se debruçaram sobre o Português falado em Goiás.

Essa "língua específica" de Goiás não desperta interesse apenas de quem quer fazer graça. Por meio do projeto de pesquisa Português Contemporâneo Falado em Goiás - Fala Goiana, professores e alunos da Faculdade de Letras da UFG se debruçaram sobre esse aspecto.

Liderados pela professora Vânia Cristina Casseb-Galvão, levantamentos feitos com grupos de pessoas de três cidades do Estado revelaram algumas das expressões mais usadas em nossa fala cotidiana. Entre as conclusões que mais chamaram a atenção dos pesquisadores foi o uso consolidado de expressões como "tem base?", no sentido de ser uma pergunta a respeito da pertinência de determinado fato ou ação, e "quando dá fé", que denota, numa narração, a descrição de algo que aconteceu de repente.

Outro elemento apontado foi o uso adaptado de determinados verbos, como o "olhar", que foi detalhado na tese de doutorado de um dos participantes da pesquisa, o professor Leosmar Aparecido Silva. Ele ressalta que este verbo passou a ser usado para pedir atenção a algo, reduzindo-se e modificando-se, muitas vezes, para a forma imperativa: "olha!" E esse olha, na linguagem coloquial, foi reduzido para um simples "ó", empregado como advertência ou anúncio - "ó como fala comigo" ou "ó o leite!".

O verbo olhar passa por processos de ressignificação na fala cotidiana. "Olhar torto", de acordo com a pesquisa, demonstra que ele passa a ser usado como qualificativo, podendo ser encontrado com frequência até como uma interjeição, a introdução a uma informação que o enunciador considera importante: "olha, vou te contar um segredo". O pouco empregado de pronomes reflexivos também atesta uma fala coloquial mais direta. Em Goiás, a pessoa não "se perde"; ela simplesmente "perde" em algum lugar.

Fonte: O POPULAR

Categorias: Na mídia

URL relacionada: https://opopular.com.br/noticias/magazine/portugu%C3%AAs-falado-em-goi%C3%A1s-%C3%A9-objeto-de-pesquisa-1.1985204